Quantcast
Channel: Hit Na Rede » Gospel
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Padre Fábio e sua visão pós-moderna sobre a homossexualidade

$
0
0

Padre Fabio

Um dos grandes nomes de 2008, Padre Fábio, em 2009, ao que tudo indica, irá repetir o feito de dar uma cara mais moderna a antigas chorumelas da Igreja Católica. Para isso, o sucesso atribuído ao Padre-Fenômeno é seu maior aliado. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, em 2006 e 2007 o maior vendendor de álbuns em territorio nacional foi o padre, velho conhecido dos programas dominicais, Marcelo Rossi. Em 2008, a lista dos 20 mais vendidos mantinha um santo homem no topo, porém, a considerar pelas primeiroas cinco posições, se mostrava inusitada:

  1. Padre Fábio de Melo (vida)
  2. Padre Marcelo Rossi (Paz sim, violencia não. volume 1)
  3. Victor & Léo (Borboletas)
  4. Victor & Léo (Ao vivo em Uberlandia)
  5. Ivete Sangalo (Multishow – Ao vivo Maracanã)

Ou seja, de um restrito circulo religioso, Fabio de Melo tomou de assalto uma merecida posição no mainstream. Acrescente a isso, o fato de o representante da Igreja fazer parte da trilha sonora da novela global  Caras e Bocas ,de ser arroz-de-festa de programa de auditório e de lotar casas de shows por onde passa.

Pe. Fábio não é fruto de uma mera manobra de marketing, como pensei nas primeiras vezes que o vi na TV. Na época, vi que ele era o produto perfeito para alavancar a “industria da moral e dos bons costumes” que precisava de um cara como ele para rebanhar os fiés, justificadamente perdidos da Igreja católica: alguém bonito, chamoso, inteligente e de voz suave. Muito tempo depois, mais precisamente hoje, por acaso, me caiu nas mãos, um vídeo do referido sacerdote respondendo  perguntas sobre homossexualismo em seu programa, Direção Espiritual, em fevereido de 2009.

Uma das perguntas:

Padre, me ajude pelo amor de Deus. Eu sou homessexual. Minha família não sabe. Já pensei em suícidio pois sou uma pessoa muito infeliz. Tenho 23 anos.

A surpreendente  resposta:

“Prefiro errar sendo misericordioso a errar sendo injusto”

Surpreendente porque sua resposta buscou no que  teoricamente prega as Escrituras algo que passa longe da linha hardcore delas que vira e mexe interpreta essa união como sendo o fim do mundo. Fábio de Melo preferiu, como mesmo destacou no vídeo “ser misericordioso a ser injusto”.

Em nenhum momento vemos um “eu te apóio”, até porque, vindo de um padre e da firma para a qual ele trabalha, seria surreal. Mas, vemos um, “eu te aceito”, declaração que pode, a médio prazo, ser aliada para a promoção do fim de um preconceito que perdura há tantos anos que nem podemos contar.

Fábio de Melo se mostra a frente de seu tempo em diversas atitudes: é vaidoso, usa batina apenas para trabalhar e mostra sensatez ao tocar em assuntos delicados que já renderam mal-entendidos e inquéritos aos mais ilustres companheiros de sacerdócio.Claro, dá uns toques, na entrelinhas, sua verdadeira opinião sobre o assunto, mas nada que seja absurdamente fora dos padróes, nem usa isso como um meio arrogante para, em nome da Igreja, sair discrimiando as pessoas.

Portanto, é o cara.

Falando nisso…

Adam Bouska Ashlee Simpon e Pete Wentz

Enquanto por aqui ainda se constróem diversas discussões sobre os direitos da comunidade GLBT, nos EUA, artistas e modelos estão unidos para reverter a Proposition 8 que proibiu o casamento gay na California.  A campanha traz, entre outros nomes, o baixista da Fall out boy Pete Wentz e a cantora Ashlee Simpson sob as lentes de Adam Bouska, fotografo renomado no mundo da moda e autor da campanha. Para ver todas as fotos da serie NOH8 cliquei aqui.

A dica veio do Pablo do Universo Mix.

Ainda recomendo o texto da Erica Biscrok sobre Identidade de gênero, orientação sexual, gênero e afins


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Trending Articles